Notícia

Supercop
noticia: noticia (0) - pib.jpg

Supermercados devem representar 6% do PIB até 2014

 

Em 2012, a participação do autosserviço no Produto Interno Bruto brasileiro foi de 5,5%. Para alcançar os 6%, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) espera um faturamento de R$ 314 bilhões para o setor no próximo ano. Se confirmado, o salto na receita será de 26,1% em relação aos R$ 249 bilhões arrecadados em 2012.
 
Até o fim do ano que vem, também é esperado aumento de mais de 100 mil vagas de trabalho no setor supermercadista, ultrapassando a marca de 1 milhão de empregos. Para comportar o novo contingente de pessoas, Fernando Yamada, presidente da Abras, estima um crescimento do número de lojas de 83.500 atuais, para 92.360 até o final de 2014. 
 
Propostas
Yamada se reuniu, no final da semana passada, com diretores da Acesu (Associação Cearense de Supermercados) e apresentou iniciativas para o próximo biênio. Entre as propostas, estão a diminuição do prazo médio de reembolso em relação ao cartão de crédito e das taxas cobradas pelas administradoras de cartão de débito. Além disso, a Abras pretende normatizar o uso do vale-alimentação e vale-refeição, passando a considerá-los como meios de pagamento sujeitos a fiscalização do Banco Central. 
 
Outro ponto buscado pela diretoria da Abras, segundo Yamada, é a desoneração sobre o investimento em supermercados. Para isso, ele afirmou que conta com a ajuda das associações estaduais.
 
Fonte: Diário do Nordeste